Differences between revisions 12 and 13
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 1: Line 1:
= Organização da Plenária Debian =

<<TableOfContents()>>

== Requisitos ==
 * Paulo Santana vai preencher a submissão
 * Solicitar 2 horas de duração
 * Preferencialmente sala com transmissão para permitir a participação a distância

== Participantes da mesa ==
 1. Paulo Henrique de Lima Santana (Curitiba)
 1. João Eriberto Mota Filho (Brasília)

== Texto para submissão ==
Texto que será inserido na submissão de proposta do FISL14.

=== Resumo ===
Durante vários anos a Comunidade Debian Brasil organiza o seu encontro anualmente durante o FISL. Estaremos mais uma vez presentes com o objetivo principal de discutir diversas formas de trazer mais pessoas para a Comunidade, sejam elas desenvolvedores, não-desenvolvedores, tradutores, etc. Para isso apresentaremos a situação atual da Comunidade e mostraremos como contribuir de forma prática para o Projeto.

=== Propostas ===
Durante vários anos a Comunidade Debian Brasil organiza o seu encontro anualmente durante o FISL. Estaremos mais uma vez presentes com o objetivo de discutir a atual situação da Comunidade Debian Brasil. Faremos um breve histórico do que aconteceu até agora, para que todos os participantes presentes possam se inteirar dos assuntos. Depois começaremos a planejar as ações para o futuro como por exemplo como atrair novos contribuidores para o Projeto Debian, sejam eles desenvolvedores, não-desenvolvedores, tradutores, etc. Discutiremos um plano para ter mais brasileiros envolvidos no Debian, usando um esquema de "mentoring". Vamos discutir a participação da comunidade em eventos futuros que acontecem no Brasil, principalmente na organização do DebianDay que acontece todos os anos.

Assim, todos terão a oportunidade de saber o quanto o Debian é importante no ecossistema do software livre (e consequentemente o quanto alguém se beneficia de poder botar no currículo que participa do Debian). Também ressaltaremos como o Debian é aberto a colaborações e que a grande maioria das coisas nas quais você pode começar não precisa de permissão de ninguém, é só ir lá e fazer. Além de apresentarmos quais são as diferentes formas de colaborar com o Debian, e como descobrir quais são essas coisas que você pode simplesmente ir lá e fazer.

Todos os participantes terão a oportunidade de falar e encaminhar sugestões que busquem envolver mais pessoas na Comunidade Debian Brasil.


== Roteiro ==
 * Abertura
 * Situação atual da Comunidade Debian Brasil
 * Reformulação do site debianbrasil.org
 * Organização do DebianDay
 * Participação em eventos futuros:
   * Latinoware (16 a 18/10 em Foz do Iguaçu)
 * Incentivo a participação de tradutores e revisores
 * Incentivo a participação de pessoas não técnicas
 * Ações nas redes sociais

=== Brainstorm na lista de discussão ===
Terceiro sugeriu:
 * Como atrair novos colaboradores. Mostrar que:
  1. O quanto o Debian é importante no ecossistema do software livre (e consequentemente o quanto alguém se beneficia de poder botar no currículo que participa do Debian);
  1. Como o Debian é aberto a colaborações e que a grande maioria das coisas nas quais você pode começar não precisa de permissão de ninguém, é só ir lá e fazer;
  1. Quais são as diferentes formas de colaborar com o Debian/como descobrir quais são essas coisas que você pode simplesmente ir lá e fazer.
 * Acho que também vale à pena tentar discutir um plano pra ter mais brasileiros envolvidos no Debian, usando um esquema de mentoring. Por exemplo eu estou disposto a orientar 1 ou 2 pessoas que queiram contribuir com código ou empacotamento (que são as áreas em que eu pessoalmente me interesso).

Valéssio sugeriu:
 * Reforçar a importância do DebianDay, realizado todo ano; dia 16 de Agostos; com conteúdo voltado ao Debian; Como usar, participar e se envolver.


== Dia, horário e sala (após aprovação) ==
 * Dia:
 * Horário:
 * Sala: