HowTo Vote

Texto extraído da mensagem [1] enviada para a lista do Debian-BR-PR em 02 de janeiro de 2008.

[1] http://permalink.gmane.org/gmane.org.user-groups.debian.parana/3847


O uso do hífen tem como intuito facilitar a votação em casos de conjuntos grandes de opções, mas o mais fácil é rankear cada uma das opções para expressar claramente e diretamente o que você quer com seu voto.

Para compreender melhor os votos, observe que cada dígito representa a ordem da opção no ranking, assim, se tivermos seis opções A, B, C, D, E e F, o voto 143652 expressa o seguinte ranking:

Sendo assim, a posição de cada um dos algarismos no número 143652, representa a posição do ranking da letra equivalente, em outras palavras, o primeiro algarismo é o "1", ele diz que a letra "A" está em primeiro lugar, o segundo algarismo é "4", ele diz que a letra B está em quarto lugar, o terceiro algarismo é "3", ele diz que a letra C está em terceiro lugar e assim, sucessivamente até a última posição, algarismo "2" que diz que a letra F está em segundo lugar.

Na cédula, você vê isso assim:

Olhe na vertical e você verá 143652. Exatamente o número que foi utilizado como exemplo. Com isso, podemos olhar para a [2] tally sheet de 2007 e fazer três agrupamentos dos votos:

[2] https://vote.debian-pr.org/2007/2007_tally.txt

É por isso que embora tenham sido 26 votos a manifestação de preferências soma 24 (16 Opção A + 08 Opção B). E isso permite fazer uma observação melhor do que cada eleitor "disse" ao votar. Para três opções (02 candidatos + Nenhuma das Acima) já teríamos um cenário diferente e mais combinações possíveis, por isso, votar da forma mais simples possível, "rankeando" cada opção com número (especialmente quando há poucas opções), é certeza de manifestar por completo sua opinião. Assim, espero sinceramente que isso ajude todos a votarem *melhor* nas próximas eleições.

DebianBrasil: GUD/PR/Documentos/HowToVote (last edited 2014-11-11 17:11:41 by PauloSantana)