Wiki Crash Course

Em uma linha: um Wiki é um conjunto de páginas da Web onde além de ler você também pode escrever.

Escrever numa página Wiki é muito simples. Graças a isso o Wiki constitui-se numa ferramenta muito poderosa para alavancar esforços colaborativos.

Para escrever numa página como esta, basta clicar no link "edit" e você será levado a um editor simples onde pode escrever e depois gravar suas alterações.

Experimente! Que tal tentar mexer na Caixa de Areia (que é uma área de testes) para fazer um teste antes de prosseguir a leitura?

Bom... Mas você deve estar pensando: "Mas todo mundo pode escrever"? Err.. mais ou menos. Originalmente o Wiki foi pensado para que qualquer pessoa (qualquer mesmo) possa escrever. No caso específico desse Wiki, algumas áreas tem acesso restrito, enquanto outras, são de acesso público.

"ok", você pode pensar, "mas então alguém pode pixar o site?!". Sim... pode, por isso o Wiki conta com um histórico de alteração das páginas. Caso algum conteúdo seja retirado, basta fazer um "rollback" para voltar a página à um estado anterior! No entanto, os casos de vandalismos nos wikis tem se tornado raros, já que não há mérito nenhum em alterar uma página que é publica mesmo!

Não existe um padrão de marcação para o Wiki como no HTML, por exemplo. No entanto, a marcação é extremamente simples, e em geral, os Wikis compartilham de um conjunto mais ou menos padrão de marcações. Ao editar uma página, um pequeno resumo das marcações possíveis aparece numa caixa, logo abaixo da area de texto.

Um dos pontos fortes do Wiki é que é bastante simples criar novas páginas e manter links entre as páginas. Para isso existe o conceito de "wiki words", ou palavras wiki, que são simplesmente palavras com mais de uma letra maíscula, ex: WikiSandBox. Sempre que o wiki encontra uma palavra assim, ele automaticamente cria um link para essa página. Caso ela ainda não exista, aparecerá um "?" ao lado do link, e clicando-se nele a página nova será criada.

Marcações Wiki

Antes de falar sobre marcações, lembre-se que um wiki é sobre "conteúdo" e não "forma", por isso as marcações são simples para que os autores se concentrem no "o que escrever" e não no "como escrever".

Principais marcações:

Parágrafos: basta separar as linhas com uma linha em branco (isto é, um "enter").

Títulos de primeiro nível (comece e termine a linha com =)

Títulos de segundo nível (comece e termine a linha com ==)

Títulos de terceiro nível (comece e termine a linha com ===)

Listas: BR

Enfâse:

Linha Horizontal: utilize quatro hífens no começo de uma linha


Links: utilize wiki words (ex: WikiSandBox) para links dentro do wiki, ou simplesmente algo como para links externos.

Isso é o suficiente para que você possa começar a editar suas primeiras páginas wiki.

ah... umas dicas. As marcações de títulos devem estar no início da linha, com um espaço entre a marcação e o início do título, o mesmo vale para o final da marcação. As listas devem começar com um espaço e daí sim o *.

Saiba mais acessando o wiki do MoinMoin.

DebianBrasil: GUD/PR/Documentos/WikiCrashCourse (last edited 2014-11-11 17:11:41 by PauloSantana)