Discussões passadas sobre o Projeto Curso Livre

Essa página mantém todas as discussões sobre o projeto. A medida que formos entrando em consenso sobre alguns assuntos, o que foi escrito em Discussões Livres passa para cá.


Curso ou cursos?

Vou inaugurar esse espaço propondo o debate sobre que curso queremos. Quando eu iniciei a escrever material para um curso de GNU/Linux, eu tinha um propósito bem específico, ou seja, eu estava interessado em um curso para pessoas que já usavam outros sistemas operacionais e iriam se tornar futuros usuários avançados/administradores Linux. Logo, o enfoque que eu procurei adotar era fortemente baseado em teoria ("O que é", "Pra que", antes do "Como").

Quando levantei a idéia na lista me pareceu que as pessoas esperam algo mais abrangente e mais "básico" mesmo. Começo a pensar que teremos que criar cursos ou "trilhas" diferentes para poder cobrir os vários tipos de conteúdos e públicos alvo.

A princípio, me parece que o melhor caminho seriam dois cursos: um voltado para o usuário iniciante, e outro voltado para o usuário que já domina o básico, seja de Linux seja de outro SO.

Bem, eu vejo até como necessidade básica a segmentação modular do conteúdo. Porém temos que responder algumas questões: A-Qual a formação final que desejamos fornecer a estas pessoas? B-Queremos ajudar a construir: b1-um usuário que tem como objetivo apenas conhecer o ambiente e trabalhar de forma operativa em algumas situações do seu dia a dia, como editores de texto, navegadores, música? Inclusive aqui tem mais uma pequena variação, pode ser totalmente leigo ou que já venha com conhecimentos prévios e esteja migrando de sistema.

Nos dois casos eu aconselho a construir um curso que atenda sempre a necessidade do mais básico e que o mesmo material evolua de forma que possa ser reutilizado posteriormente por quem já domine algo, ou mesmo por quem começou o curso mais básico e que com a ajuda do material consiga evoluir sozinho. Algo do tipo: Iniciante+Intermediário.

b2-um usuário que tenha o objetivo de ser administrador de redes? Olha eu acho que não é e nem deverá ser o nosso objetivo, apesar de com certeza vão aparecer muitas perguntas do tipo: como monto um servidor de email com qmail, postfix, ldap, samba, dns etc.

Dai com certeza alguém vai perguntar, mas Eloi, por que não é nosso objetivo? Em meu entender, se nós formos capazes de gerar um curso realmente eficiente e que consiga atender ao usuário final de forma a fazer com que ele consiga andar com as próprias pernas, consiga buscar através de ferramentas como o google e listas de discussão a solução para o que precisa, isto será muito mais produtivo do que torná-lo simplesmente escravo de uma apostila ou de um conjunto de pessoas.

Meu voto é para no máximo dois níveis: Introdução totalmente em ambiente gráfico, e um Administrativo(texto e gráfico) para quem já conhece outro SO(a grande maioria)com noções fortes sobre administração de usuários, permissões, gerenciamento de pacotes, compactadores, empacotadores, compilação de kernel, etc.


Conteúdos

Aproveitando o espaço, precisamos começar e pensar em uma ementa/conteúdo do(s) curso(s).... Acrescentem suas sugestões de conteúdo abaixo:


Ja vou eu entrando na conversa! :)

Seguinte, eu concordo com o Eloi, eu imagino o seguinte, hoje, nos temos em qualquer esquina uma "escola" de informatica, que ensina o usuario a usar o tal do uindous, bom, acho que devemos fazer o mesmo com linux, ensinar o básico, inteiramente em modo gráfico, tornar o ambiente um amigo do usuario, mostrar que ele pode usar linux sem medo, e se possível, ensinarmos isso a ele, antes mesmo de ele conhecer o windows.

Então eu voto por aspectos básicos nestes cursos (não apenas isso é claro) como por exemplo:

   * Noções do que são diretórios, arquivos, programas, sistema operacional
   * Como criar, manipular, remover arquivos e diretórios
   * Internet, meios construtivos de se usar o google, e outras ferramentas disponíveis
   * Instalaçao de aplicações com ajuda do apt, ou outras ferramentas ( nada de compilação aqui )

Bom, sei lá, enfim, o básico do básico.


   O que não pode faltar são explicações básicas do tipo:

    * Montagem e desmontagem de devices(cdrom,disquete,pendrive,câmeras)


Meus centavos de colaboração...

Com relação a montar/desmontar dispositivos, este procedimento pode ser "ocultado" do usuário quando utiliza-se, por exemplo, o Gnome (ex: os CD-ROMs são montados automaticamente). No entanto, cedo ou tarde será necessário apresentar para o aluno/usuário o conceito e os comandos de montar/desmontar. Por isso seria interessante traçar um plano de apresentação dos conhecimentos.

Bem, uma idéia que quero lançar é construir um capítulo inicial, com seções objetivas e resumidas que apresentem tópicos como por exemplo (apenas sugestão):

  * O que é o GNU/Linux
  * O que é o Gnome
  * Arquivos e Pastas
  * Pasta do usuário (diretório HOME)
  * Criando, apagando, movendo e renomeando pastas e arquivos
  * Copiando arquivos/pastas para disquete, pendrive, CD-ROM, etc (talvez rede tb)
  * Iniciando aplicações (menu/painel)
  * Janelas (conceito, minimizar/maximizar/alternar/fechar, foco, etc)
  * Painel (ou painéis) e área de trabalho
  * Desligando o computador (parece óbvio, mas...)

Talvez também explicações sobre o GDM.

DebianBrasil: GUD/PR/Projetos/CursoLivre/DiscussoesPassadas (last edited 2014-11-11 17:11:41 by PauloSantana)